Atividades Semanais do Jardim

Desenho Livre

O desenho é o espelho do desenvolvimento infantil. As forças plasmadoras que modelam o corpo da criança, assim como a sua fantasia, manifestam-se no desenho. Elas são tão abundantes que “transbordam” constantemente, tanto no brincar como na atividade do desenhar. As formas que a criança desenha, quando não é influenciada pelo adulto, mostram de que maneira essas forças trabalham no seu interior.

Brincar livre

As crianças brincam na classe utilizando-se dos mais diversos materiais que permitem sua livre expressão e diferentes percepções táteis, como troncos de madeira, sementes, panos, bonecas simples de tecidos de algodão, etc. As crianças se envolvem em um brincar pleno de calor e de imaginação. Constroem casas, se fantasiam com panos assumindo personagens no brincar, viajam na fantasia, aonde as cadeiras se transformam em seus barcos ou trens, em uma atmosfera de intensa imitação e criatividade. Brincar lá fora em meio aos raios de sol, terra, árvores, troncos, areia e água (quando possível) é um momento de grandes explorações e brincadeiras em grupos, onde toda a natureza ao redor é desbravada movimentando todo o corpo. No parque, a criança tem a chance de experimentar e vivenciar as noções de seu próprio corpo com movimentos diversos (equilibrando-se, pendurando-se, percebendo peso, velocidade, altura, lateralidade) que proporcionam o desenvolvimento de sua coordenação motora, imagem corporal, noção espacial, equilíbrio, que são importantíssimos para o seu desenvolvimento escolar mais tarde.

Rodas e contos

Rodas, cantigas e brincadeiras folclóricas, poesias e dramatizações. Aprender a brincar em grupo e a respeitar o outro. Descoberta de movimentos, musicalidade e ritmo. Versos ritmados, movimentos corporais, permeados de musicalidade, trazem conteúdos e imagens que alimentam o universo interno da criança, despertando uma intensa alegria em estar no mundo

Limpeza da Sala

Proporciona uma experiência social com as outras crianças, ajudando a organizar a sala de aula. Assim, sabendo que cada coisa tem o seu lugar, aprendem a preservar os brinquedos e a manter o ambiente harmonizado e limpo.

Aquarela

A aquarela possibilita à criança a vivência das cores através de uma pintura fluida. Tem como principal objetivo a organização dos materiais, que é um reflexo da organização interna da criança.

Jardinagem

O contato com as plantas e verduras possibilita o cuidado com natureza, a vivência do ciclo de preparar a terra, adubar, plantar, regar e colher.

Culinária

Proporciona a construção da autonomia e o desenvolvimento de hábitos saudáveis, conhecendo a diversidade de nutrientes, cores, sabores, odores e texturas que ajudam a criar experiências mais ricas para si e com o outro.

Trabalhos manuais

O trabalho manual tem um importante papel no desenvolvimento da vontade. A vontade é que promove a ação. A criança aprende por imitação, e quando observa o adulto fazendo um trabalho, tem vontade de fazê-lo também. Ela não tem consciência disso. O movimento que lhe interessa. Ela imita o movimento que a outra pessoa faz, vivenciando assim as posturas, reações e atitudes que tomamos ao executarmos alguma coisa. Assim favorecerá a postura que a criança terá diante da vida: perseverança, capricho, cuidado, paciência, busca do belo, senso de organização, respeito ao material, auto realização, autoestima. O maior trabalho manual do Jardim são as atividades diárias, como picar, ralar, lavar a louça, secar, amassar, enrolar, etc.