Muitas perguntas são feitas sobre a Educação Waldorf. Trazemos uma rápida introdução sobre as dúvidas mais freqüentes.
O que é a Educação Waldorf?
A Educação recebe esse nome em função da primeira escola, criada por Rudolf Steiner para os filhos dos operários da fábrica Waldorf Astoria.
A Educação Waldorf é uma forma única e distinta de Educação para crianças, praticada mundialmente nas Escolas Waldorf.
As Escolas Waldorf formam atualmente a maior cadeia independente de Escolas do mundo e, provavelmente, a que mais rapidamente tem crescido nos últimos anos.
Não existe uma estrutura centralizadora que e cada escola é administrada independentemente. Existem no entanto associações que provêem recursos, publicam materiais, patrocinam conferências, promovem o movimento e cuidam para o correto e responsável uso do neme Waldorf.
No Brasil temos a Federação das Escolas Waldorf (fewb@terra.com.br) que cuida de referendar o uso do nome e a aplicação da Pedagogia.
Como é o curriculum Waldorf para o Ensino Fundamental?
Muito pode ser pesquisado no site da Federação das Escolas Waldorf no Brasil, mas podemos dizer que além do currículo exigido para outras escolas como: português, matemática, ciências físicas e biológicas, história e geografia os alunos do Ensino Fundamental terão outras matérias como: astronomia, teatro, zoologia, botânica, mineralogia, artes aplicadas, euritmia, música, trabalhos manuais, artesanato, agrimensura, astronomia de posição, filosofia, artes plásticas e cênicas, assim como ( na maioria das escolas) duas línguas estrangeiras (alemão, inglês ou ainda espanhol).
Em termos metodológicos, o currículo Waldorf pode ser comparado a uma espiral ascendente: as matérias são revistas várias vezes e a cada nova exposição uma nova e mais profunda visão do conteúdo exposto vai sendo oferecida.
Numa genérica visão curricular temos:
Do 1º ao 3º ano
• Introdução ao alfabeto, leitura, escrita, poesia e teatro
• Lendas, Contos, Folclore e Histórias do Velho Testamento
• Números, processos básicos de matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão
• Jardinagem, Trabalhos Manuais, Música
• Alemão, Inglês
• Pintura e Jardinagem
Do 4º ao 6º ano
• Escrita, leitura, gramática, poesia e teatro
• História das civilizações antigas, História Medieval, Mitologia Nórdica e Greco-romana
• História do Brasil
• Cálculos em matemática e frações, porcentagem e geometria
• Geografia, zoologia, botânica, astronomia, mineralogia e física
• Trabalhos de Artes: costura, tricô, pintura, confecção de papiro, tábuas sumérias, etc.
7º ano em diante
• Redação, Leitura, Interpretação de textos, Gramática, Poesia e Teatro
• Renascimento, Idade Moderna, 1ª e 2ª Guerras, História Contemporânea
• Álgebra e geometria, Geografia, Física, Química, Astronomia, Geologia e Fisiologia
O que é Euritmia?
Euritmia é uma arte do movimento, na qual música, rítmos, poemas ou sons são expressados através de movimentos corporais. Movimentos específicos que correspondem aos sons ou notas específicas. A Euritmia também é chamada de “fala visível” ou “música visível” e faz parte do currículo das Escolas Waldorf.
Ela busca, primordialmente, harmonizar as forças e os movimentos corporais das crianças através de ritmos e sons. A Euritmia estimula a coordenação e fortalece a habilidade de ouvir.
Quando as crianças vivenciam a Euritmia, é como se fossem uma orquestra trabalhando numa relação espacial, ou seja: as relações espaciais de uma criança para com as outras passam a ser bastante claras, o que ajudará também no fortalecimento das suas relações sociais.
A Euritmia é ensinada por um professor que recebeu uma formação de seis anos e o seu uso também pode ser voltado para o terapêutico curativo ou ainda o artístico, através de performances.
Qual a filosofia por trás da Educação Waldorf?
De acordo com sua filosofia, chamada Antroposofia, Rudolf Steiner esboçou um currículo que tivesse como pano de fundo as fases do desenvolvimento da criança.
Ele pensava que o papel da Escola era o de prover as necessidades das crianças de acordo com as suas necessidades para um desenvolvimento saudável e não o de atender às necessidades impostas por um Governo ou por forças econômicas. Desta forma, ele desenvolveu um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, que nutre a imaginação e que conduz as crianças a um pensamento livre.
Durante a segunda guerra a Pedagogia Waldorf e a Antroposofia foram muito combatidas na Alemanha, pois pregavam a liberdade do pensamento humano, estando em desacordo com as idéias de Hitler.
O que são as “ÉPOCAS” na pedagogia?
Nas escolas Waldorf, especialmente no Jardim de Infância, procuramos trazer às crianças tudo aquilo que está acontecendo lá fora na natureza.
O nosso calendário está divido em épocas que refletem algumas etapas que marcam o ciclo de um ano. Assim como o ritmo diário, que rapidamente as crianças assimilam, com estas vivências, aos poucos elas percebem que existe também um ritmo em um ciclo maior, neste caso, um ano.
Assim são trabalhadas as épocas, com temas ligados a natureza (Primavera, Verão, Outono, Inverno) e também as principais festas Cristãs (Páscoa, Pentecostes, São João, Arcanjo Micael, Natal).
Desta forma são trazidos para o ambiente da sala, nas músicas, rodas e histórias estas imagens que vivenciamos fora e dia-a-dia as crianças vão entrando novamente no ritmo da escola preenchidas e alimentadas com esses conteúdos.
“Visão Espiritual da Criança”, tem algo a ver com uma visão de Religião?
Não. Embora tenha fundamentos cristãos, nenhuma doutrina religiosa em particular, é defendida ou ensinada. Ao longo do ano, festas como a Páscoa, São João, São Micael, Natal e a Semana da Primavera, são celebradas. Visam principalmente, despertar na criança seus valores e seus sentimentos de compreensão, admiração e reverência à beleza da vida e da natureza.
Estas e outras Festas, de acordo com o pensamento da Educação Waldorf, servem para religar ou conectar a humanidade com os rítmos da natureza e do cosmos. Essas Festas têm origens nas culturas mais antigas e também são uma forma de comemoração das mudanças de estação. São povoadas da alegria e entusiasmo das crianças, quer na preparação, como na celebração.
Por que os alunos são acompanhados pelo mesmo professor por 8 anos?
Entre 7 e 14 anos de idade, as crianças aprendem melhor através da aceitação da autoridade, assim como quando mais jovens, aprendiam através da imitação. No primário, especialmente nos primeiros anos, a criança está aprendendo a expandir sua experiência além do círculo familiar e da sua própria casa.
O grupo de crianças da sala de aula torna-se um tipo de “família” e o papel da autoridade (que numa analogia, equivaleria ao papel dos pais em casa), é representado pelo professor. Com esta abordagem, professor e aluno acabam se conhecendo profundamente; o que permitirá ao professor, ao longo dos anos, encontrar a melhor forma de lidar com as dificuldades particulares de aprendizado de cada aluno.
O professor acaba sendo um “membro adicional” para a maioria das famílias de seus alunos.
É necessário acrescentar que o professor não é o único professor a ensinar na classe, assim como receberá ajuda e tutoria em seu preparo. Nos últimos anos, o professor tem a opção de não ministrar as matérias para as quais não se sinta preparado.
Qual é o envolvimento dos pais?
Os pais dos nossos alunos são sempre bem-vindos a participar do dia-a-dia da instituição. Durante o ano realizamos diversos eventos para os quais toda a comunidade está convidada.
Periodicamente, a ESCOLA WALDORF SÃO PAULO promove encontros, debates e palestras sobre antroposofia e pedagogia.
Participar desses momentos ajuda os pais a entender com que visão de mundo – e com que cuidados – seu filho está sendo educado. Os pais também podem participar do Conselho de Pais (representantes de classe) e das Comissões, que cuidam de assuntos específicos, como ambiente físico, bolsas de estudo, marketing, captação de recursos e bazar, entre outros.
Associação de Pais
Além disso, promovemos o curso ESCOLA DE PAIS, que acontece às quintas-feiras, quinzenalmente. O envolvimento dos pais também é vital para o aprendizado e o desenvolvimento da criança.