Sobre

Especificidades da Pedagogia Waldorf

• Os conteúdos e atividades visam ir ao encontro das necessidades próprias de cada fase do desenvolvimento dos alunos
• Educação Infantil com espaço e tempo para o desenvolvimento de uma infância saudável, sem procedimentos voltados para a alfabetização precoce
• Os primeiros oito anos escolares do Ensino Fundamental têm, preferencialmente, acompanhamento feito pelo mesmo professor
• Aulas de Euritmia
• Ensino em módulos temáticos
• Aulas deTrabalhos Manuais,Música,Jardinagem,Artes ao longo de todo o currículo
• Ensino de línguas estrangeiras (Inglês e Alemão) desde o primeiro ano
• A avaliação é contínua e diversificada, e considera o aluno em seus diversos aspectos. Pretende ser tanto
um retrato da situação de aprendizagem quanto um ponto de partida para desenvolvimentos posteriores
• O elemento artístico, além de ser utilizado como uma faculdade em si, é um veículo didático

 A Pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, está presente no mundo inteiro há mais de 40 anos no Brasil.
O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades que envolvem o corpo, com muita arte e respeitando a idade dos alunos.
As atividades do pensar, iniciam-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos até, gradativamente, atingir-se o desenvolvimento do pensamento mais abstrato, teórico e formal.
Na Pedagogia Waldorf, as crianças são consideradas em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que elas pertencem, fazendo-se uma divisão de fases de sete em sete anos. Considera-se que a criança aprende de uma maneira diferente a cada fase.
Nos primeiros sete anos, o movimento, a brincadeira e a imitação dos adultos, exercem um estímulo fundamental nos aspectos que determinarão a capacidade cognitiva e a qualidade de vida do futuro adulto. Desenvolvem-se ai as sementes para o que vai ser, no futuro, a vontade do adulto.

Há uma valorização de:


• Integração social e cooperação
• Integração de escola e família
• Infância saudável
• Alegria e responsabilidade nos processos de aprendizagem
• Excelência intelectual, imaginação, criatividade, cultivo da memória,
habilidades em resolução de problemas
• Arte e movimento como meios de exercitar capacidades e como
elementos que permeiam todo o processo de aprendizagem
• Currículo que propicia um desenvolvimento adequado a cada faixa
etária nos âmbitos físico, emocional e cognitivo.
• Professores em permanente processo de autoeducação: além da
formação acadêmica os professores passam por uma formação específica em Pedagogia Waldorf.